Segunda, 29 de Abril de 2024

Como identificar o Assédio moral no trabalho?

É preciso enfrentar as agressões morais nos ambientes de trabalho. Acusações, boatos, humilhações, imposição de situações constrangedoras, insultos e exclusão social, especialmente quando são comportamentos repetidos, são algumas características do crime.

É mais comum que isso ocorra na relação entre chefe e empregado, mas aqueles empregados que ocupam cargos de gerência ou similares também o praticam.

Não fiquem calados! O assédio moral gera na vítima problemas psicológicoscomo ansiedade e depressão, além de problemas físicos como taquicardia e muitos outros.

Quando estiver sofrendo o assédio, nossa sugestão é:

✘ Anotar todas as humilhações, junto com a data e o nome de eventuais testemunhas.
✘ Passado um tempo – uma semana, um mês ou o tempo que você decidir – denuncie o problema ou no RH da empresa; ou, o que é melhor, diretamente ao presidente Buda, ou ao diretor do Sindicato que você conhece ou que seja de sua empresa. Um de nossos advogados orientará você sobre a melhor maneira de resolver o problema.
✘ Há também a hipótese de registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia.

Caso o crime seja comprovado, o trabalhador pode pedir a quebra do contrato com a empresa (Rescisão Indireta do Contrato de Trabalho), além de indenização por danos morais e físicos (se houver).

Você já passou por este tipo de situação? Conte para nós!

CADASTRO DE EMPRESAS

Buda

Sua Homologação

Encontre suas homologações informando seu CPF


Área Restrita